sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ÓLEOS PARA MASSAGEM

Os mais recomendados são os óleos vegetais, porque tem alto poder de penetração, não atrapalham o curso dos essenciais em direção ao sangue.
Ao experimentar os óleos vegetais observa-se que são absorvidos rapidamente pela pele, não a deixa oleosa e, portanto não precisam ser retirados após a aplicação.
Abacate e avelã são os que mais facilmente penetram na pele; abacate e germe de trigo são considerados os melhores nutrientes; semente de uva, oliva, pêssego, amêndoas doces, milho verde, soja e semente de girassol, são excelentes óleos básicos, não variam muito em efeitos, mas bastante em aroma, poder de penetração e preço e suavidade.
Óleo de germe de trigo tem um grande poder anti-oxidante.

Os óleos vegetais normalmente se conservam bem, mas uma vez que forem adicionados os essenciais, eles tenderão a se tornar rançoso e a oxidar rapidamente. Portanto, nunca prepare mais de 50 a 100 ml de cada vez, e sempre adicione 5 por cento de óleo de germe de trigo- excelente a propósito para a pele seca.

A volatilidade requer que eles devem ser guardados em garrafas bem fechadas de preferências escuras, já que a luz pode destruí-los. É preciso deixá-los em garrafas de vidro ou metal. E coloque-as em locais onde não recebam nem luz nem calor.

O uso de óleos sintéticos, minerais e de origem animal não tem indicações terapêuticas.
Os minerais têm seu poder de penetração muito baixo e não alcança nem de derme, a ponto de ser preciso tomar banho para retirá-lo. Esses vêm de fontes inorgânicas mortas e sem força viva natural e, portanto, não podem ter valor terapêutico real.

Os óleos aditivados (mistura de óleo vegetal, mineral, etc.), são os mais comumente encontrados no comércio também tem restrições. Quanto mais um óleo contém aditivos químicos e físicos, mais seu poder terapêutico fica reduzido.


ÓLEOS CARREADORES:

Os oleosos carreados são usados para diluir os óleos essenciais. Como contêm vitaminas, proteínas e sais minerais são hidratantes altamente eficazes e compõem muitos nutrientes de que a pele precisa para ficar lisa e macia.

Óleo de amêndoas doce é extraído do miolo da amêndoa e tem propriedades calmantes e amaciantes.Use sempre a variedade doce, jamais a amarga.É ótimo para bebês.

Óleo de semente de uva, indicado para tratamento da pele saudável. Extraído a quente da semente da uva, tem elevado teor de substancias responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o. Seu principio ativo mais importante é o alfa-tocoferol, um tipo de vitamina E que protege a pele. É de grande utilidade na prevenção de estrias e excelente para amaciar. Tem preço médio.

Óleo de abacate é extraído da polpa do abacate. É rico em vitaminas A, B e C, em lecitina, proteínas e ácidos graxos. Excelente amaciantes para a pele e facilmente absorvido. É o mais apropriado para massagear bebês. Atua na epiderme, nutrindo a pele e deixando-a flexível. Muito utilizado em massagens musculares e, em geral, é um óleo de penetração instantânea e integral, finíssimo e caro.

Óleo de gérmem de trigo é rico e viscoso, mas seu cheiro forte é difícil de alternar. Adicione 10 – 20% dele a outro carreador para evitar o ranço e prolongar a vida da mistura. É usado para a pele doente. Com elevado teor de proteínas e o mais rico em vitamina E (responsável por evitar a perda da vitamina A no corpo), ajuda a retardar o envelhecimento da pele, devolvendo-lhes vitalidade, e fortalece os vasos sanguíneos, evitando a ocorrência de varizes. É indicado para o tratamento da pele danificada. É um pouco mais barato que o de abacate

Óleo de girassol usado para massagens em geral. Bastante denso, é rico em ácido oléico, substância essencial para amaciar a pele. É o mais barato dos óleos vegetais.

Formula

A fórmula genérica para a massagem aromaterapêutica é diluir 3% de óleo essencial em óleo vegetal, ou seja: para cada 100 ml de óleo vegetal utilizam-se 3ml de óleo essencial – o equivalente a 75 gotas.
No caso de crianças, é preciso diluir mais: de 1% (25 gotas), em se tratando de bebês e até 3 anos, a no máximo 2% (50 gotas),para crianças mais velhas.
Uma massagem corporal de adulto consome entre 10 ml e 20 ml de óleo vegetal. Assim, a regra é utilizar 1 gota de óleo essencial para cada 2,5 ml de óleo vegetal.

Resumindo:
Para 10 ml de óleo vegetal, pingue 4 gotas de óleo essencial;
Para 20 ml de óleo vegetal, pingue 8 gotas de óleo essencial.

TOQUE E PRESSÃO


Estimulo que deforma ou move os tecidos.

A sensação da temperatura é fria ou quente. Possuímos mais receptores de frio do que de calor
O grau do estimulo depende do número e tipo de receptores que o estimulo alcança.
Temperaturas externas estimulam os receptores.
Os termoreceptores são estimulados por uso abrupto de temperatura.
Para adaptar-se ao calor, sente-se frio e para adaptar-se ao frio sente-se calor.
Os sentidos somáticos podem alterar as informações.
Um membro cortado ainda conduz mensagens.
Dor menor pode terminar no tálamo, as maiores no cérebro.
A nossa pele detecta inúmeros tipos de sensações.
As informações da nossa pele permitem identificar distintos tipos de sensações como tapping, vibração, pressão, dor e temperatura.
A pele contém diferentes tipos de receptores sensoriais que respondem a vários estímulos diferentes: mecânicos, termais e químicos.
As informações são levadas até o cérebro pelo SNC para as áreas aonde percorre o estimulo.
Os receptores convertem a energia dos estímulos mecânicos, termais e químicos em sinais elétricos, que são levados pelos neurônios até o SNC, que encaminha as sensações não somente pelas suas propriedades, mas também pelas sensações previamente estocadas em nosso cérebro.
Informação sensorial é à base da conexão com o mundo exterior.
Exploração, avaliação, prazer ambiental, influencia em decisões, descobrimento das sensações e controle de movimentos.
Os sentidos somáticos do sistema de comunicação, visão, audição e olfato colocam-nos a distância.
Os receptores de tato e toque respondem a distintas informações:
Receptor sensorial de tato; terminação periférica do neurotransmisor vem da parte estrutural da célula nervosa vinda do tecido epitelial ou do tecido conectivo.
Conversão do estimulo em sinais elétricos:
SNC – célula – receptor.
As atividades que envolvem os sentidos de todo toque na pele permitem distinguir diferentes estímulos da superfície como escovar, vibrar, agitar, assim como os estímulos sensitivos a temperatura e dor que correspondem a receptores diferentes unidos a músculos e unindo as sensações formam os sentidos somáticos.
Princípios gerais:
Resposta de células nervosas em estimulação.
Comunicação dos receptores com os neurônios.
Associação do estimulo pelos receptores.
Percepção dos sinais elétricos nos estímulos: mecânicos, morfológicos e térmicos.
Adaptação:
As fibras nervosas são ligadas a diferentes tipos de receptores da pele, quando estimulados e durante o estimulo podem iniciar com adaptação lenta ou respondem somente quando o estimulo é iniciado e terminado com adaptação rápida.
Adaptação lenta manda informação durante o estimulo, a rápida forma da informação e é aquela que manda as alterações do estimulo.

MASSAGEM


ORIGEM
















As primeiras resenhas bibliográficas de que se tem notícia procedem da China e da Índia (2.700ac). Os gregos e romanos a aperfeiçoaram (idade antiga), e a partir daí a massagem dividiu-se em oriental e ocident
al.O sueco Per Henrik (1776/2839), também teve especial importância no aperfeiçoamento da massagem, daí surgiu a massagem sueca.



DEFINIÇÃO

São manobras e movimentos feitos sobre a pele, podendo ser manual, elétrica e mecânica. No ocidente usamos mais as mãos, no oriente usa-se muito mais os pés, joelhos, dedos, etc...
É utilizada para fins terapêuticos, quando se visa um fim curativo e para estética visando embelezamento.
A massagem local pode ser feita até três vezes por semana durante cinco minutos, a massagem geral pode ser feita até três vezes por semana no máximo quarenta minutos.

TÉCNICAS
As técnicas devem ser realizadas em ritmo uniforme, a freqüência e a pressão dependerão do objetivo, e a direção é sempre em sentido centrípeto. Todas as técnicas de massagem devem começar e finalizar pelo deslizamento superficial.
As manobras utilizadas são:
Deslizamento - A região palmar desliza sobre a pele na região onde se realiza a massagem.Deslizar com as duas mãos intercaladas. Pode ser superficial e profunda. Para o deslizamento superficial a pressão da mão é suave, enquanto que para o deslizamento profundo, a pressão é mais forte e com relativa energia. O superficial tem ação sobre a pele, e a profunda age sobre a circulação sanguínea e linfática.
Amassamento – Segurar o tecido, elevá-lo do plano ósseo e executar torção rítmica suave. Pode ser executada com as duas mãos, com uma das mãos e com as extremidades dos dedos. Visamos na amassadura, produzir compressões energéticas das fibras musculares, obtendo-se deste modo, o aumento da nutrição do músculo e da energia vital dos seus elementos celulares.Esta técnica é aplicada em grupos musculares, músculo, sobre a pele ou tecido subcutâneo.
Percussão – É uma manobra que atua eletricamente sobre os músculos e consiste em se produzir um choque da mão sobre determinada área. Pode ser executada com a lateral da palma da mão, com os punhos fechados, mão em concha e também com a palma da mão para baixo e com a outra mão fechada bate. A percussão provoca um afluxo de sangue, aumentando a atividade dos vasos superficiais e profundos, excita as contrações e favorece a nutrição do músculo. Usada também para higiene brônquica.
Fricção – A região digital faz uma pressão com movimentos circular ou retilíneo sobre a pele.O efeito da fricção é desfazer produtos patológicos e lançar na circulação seus detritos. É uma técnica que deve ser aplicada principalmente para tensões localizadas (contraturas), que normalmente se localizam nos ventres musculares.Esta técnica pode ser utilizada em articulações.
Vibração – As vibrações agem sobre as terminações nervosas, diminuindo sua hiperexcitabilidade.De difícil execução, consiste em fazer uma série de vibração com o dedo ou a mão na área desejada, sem que haja cessação de contato. A vibração deve partir do ombro do terapeuta e ser transmitida até a área a ser tratada.Manobra utilizada para auxílio das drenagens da secreção brônquica.

BASES FISIOLOGICAS DA MASSAGEM
Efeitos sobre a pele: Descamamento das células superficiais, aumento da temperatura.
Efeito sobre o tecido adiposo: Não ocorre mudança significativa.
Efeito sobre o osso: Ação sobre o periósteo.
Efeito sobre o tecido muscular: Previne fibroses e aderências, melhora a nutrição.
Efeito sobre a circulação: Causa via estimulação do parassimpático, uma vosodilatação (hiperemia local), alcançando assim por via circulatória efeito sobre o corpo todo. Aceleração da corrente linfática e sanguínea Facilita o metabolismo com melhora na nutrição e eliminação de metabolitos.
Efeito sobre as vísceras: Ocorre um aumento do débito urinário, principalmente apos a massagem abdominal, aumenta a velocidade da excreção de nitrogênio, fosfato inorgânico e cloreto de sódio, facilita o peristaltismo intestinal.
Efeitos psicológicos: relaxamento e bem estar.
Reação cutânea: a massagem causa hiperemia, calor, aumenta a temperatura, relaxamento e diminui a dor. Pode-se sentir coceira, que é normal.

INDICAÇÃO

É indicada a massagem terapêutica em doenças músculo esqueléticas alterações musculares e relaxamento.E a massagem estética para o embelezamento.
Massagem em varizes é feita para baixo, ou seja, inverso do coração para haver um desbloqueamento das veias e depois fazer no sentido certo.

CONTRA INDICAÇÃO

A massagem é contra indicada em casos de o cliente estar febril, com processo infeccioso, tumor, doenças contagiosas ao toque, embolia, tvp e em casos de patologias neurológicas de origem central, não é muito recomendada (avc/pc).Nos casos de gravidez, osteoporose, ou qualquer doença óssea severa, deve-se tomar alguns cuidados.
A regra geral é sempre fazer anamnese antes da primeira massagem, e em casos de duvidas, pedir ao cliente que procure um médico para que o mesmo o libere para as sessões de massagem.


"A TÉCNICA SEM O SENTIMENTO É INEFICIENTE NA MASSAGEM*