sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CURSOS MINISTRADOS POR SHIRLEY SZWARFUTER


lypossagem
É um método não invasivo de massagem manual pra tratar a modalidade de contorno corporal. É programado para auxiliar na redução de medidas e é baseado no desenvolvimento metodológico do Professor Charles W. Wiltsie. Baseado noe studo de técnica de drenagem linfática e miofascial é dirigida aos profissionais que tratam de redução de medidas, do contorno corporal, celulite e flacidez corporal. É aceito pela National Certification Board For Terpeutic Massage e esta cotado como: Modalidade de massagem terapêutica. Modalidade de redução de mediads e celulite. Diferente de outros métodos desta modalidade, Mecano Redutor é baseada no conhecimento da fisiologia, a disposiçaõ de gorduras e formação de celulite usando o sistema integral da técnica.
Massagem com Pedras Quentes Facial
Clinicamente é a aplicação de termoterapia, usando-se pedras aquecidas e frias sobre o rosto, consegue-se produzir reações fisiológicas e orgânicas de mais alto beneficio para o ser humano. A temperatura é adaptada individualmente a cada caso e as pedras caminhando sobre a face tranmitem energia que religa a força interior. É um método contemporâneo de técnicas multifacetadas, baseado na termoterapia de temperaturas quentes e frias para beneficiar o organismo. Esta ginástica vascular do sistema circulatório ajuda o corpo a melhorar. Terapeutas descobrem que o estresse e a tensão em suas mãos, pulsos e braços são eliminados utilizando esta técnica. As pedras e a variação térmica fazem todo o serviço pesado, fazendo com que trabalhem mais eficientemente por periodos mais longos. Benefícios: Elimina o estresse. Cria impulsos diretos no cérebro. Firma a musculatura criando um destaque no contorno facial. Aumenta o sistema circulatório sanguineo melhorando o tônus. Estimula o poder dos sentidos. Purifica e elimina as toxinas da pele do rosto. Reorganiza e completa as funções orgânicas. Melhora a tonicidade da pele. Deixa a pele luminosa e revitalizada. Aumenta o fator de hidratação natural da pele.
Massagem com pedras Quentes corporal
A massagem das pedras quentes tem sido incluída nos Spas e clinica mais que por encanto e curiosidade, ela ganha popularidade desde 1998 nos USA devido a sua eficácia. É considerado um tratamento de suporte por sua variedade de benefícios fisiológicos e energéticos, sendo também essencial na união do corpo mente e espírito. Fisiologicamente a massagem com pedras quentes esta sendo reconhecida como muito benéfica por causar efeito no SNP que relaxa os órgãos internos, incrementa os fluidos sanguíneos e linfáticos e melhora o sistema imunológico.Recomenda-se tratamento em uma série de dez sessões, sendo aplicadas duas vezes por semana. As sensações permanecem por 24 a 48h, num processo de desintoxicação física e energética.A massagem começa pelos pés indo em direção centrípeta com massagem suave. A seqüência de movimentos sincronizados segue por todo o corpo.Pedras arredondadas ficam nas mãos e achatadas no plantar e pedras nos chakras equilibram centro de energia. Quando termina a primeira parte da técnica, o corpo pede mais. Cliente vira, coloca pedra plana no ventre e outra no sacro. É um tratamento de “outro mundo”, é como se a mãe natureza estivesse cuidando com suas próprias mãos.O mundo contemporâneo utiliza-se de trinta e três pedras quentes, e leva entre 60 a 90 minutos. Todas as pedras são embebidas em óleo aquecido e limpas após cada sessão.
Curso Oncoterapia
É sobre Terapias Complementares à Medicina Tradicional com qualidade de vida com a missão de proporcionar aos clientes melhor condição física auto-estima e adesão aos tratamentos, pois a harmonia do corpo mente e espírito é a base necessária para se obter as energias indispensáveis para enfrentar este momento especial.
As terapias só complementam aumentando a possibilidade de cura e trazendo maior qualidade de vida.
A interação de a medicina tradicional às terapias complementares visando à saúde do ser humano como um todo.
É um trabalho de alta qualidade. Nosso maior objetivo tem que ser em possibilitar tratamento digno e de alta qualidade aos clientes e familiares.
Desta forma fazemos a diferença. Ajudando a luta da vida pela vida!

Conteúdo:
Abordagem terapêutica nos diversos tipos de câncer.
Pré cirúrgico Pós cirúrgico.
Quimioterapia.
Radioterapia.
Avaliação terapêutica.
Tratamento terapêutico.
Tratamentos coadjuvantes.
Ambientação do atendimento.
Estética para o paciente oncológico.
Conexão corpo e mente.
Necessidade de uma equipe multidisciplinar.
Outras terapias.
Medicina natural para tratar o câncer.
Auxílio Externo à Massoterapia: Geoterapia, Aromaterapia, Fitoterapia.
Em nossa sociedade ocidental presenciamos a hegemonia de práticas de saúde cujo enfoque terapêutico é fortemente baseado na utilização de fármacos sintetizados, purificados ou transformados em laboratório. Tendemos a aceitar essa realidade como decorrência natural de investigação criteriosa em que se avalia a primazia, excelência e eficácia da terapêutica. São por razões como essa que práticas de saúde tais como a naturopatia, massoterapia, e homeopatia, passam por maiores dificuldades em serem serenamente aceitas no colegiado das academias de saúde. Para que essa aceitação seja menos contenciosa requerem-se profundas mudanças de paradigma, de compreensão do homem e do universo. Compreender-se-á a dificuldade para uma sociedade capitalista-tecnológica-industrial ou para um estado burocrático, em aceitar uma medicina milenar, baseado num entendimento muito próprio do homem frente à natureza, ao cosmo. O surgimento de métodos modernos e ditos avançados de tratamento, não implica necessariamente na substituição ou suplantação de técnicas mais tradicionais de tratamento. Pois assim o esforço em elaborar uma compilação compreensível e lógica das várias modalidades da Naturopatia, chama-nos atenção para o valor muitas vezes esquecido destas práticas, faz-nos olhar para as possibilidades terapêuticas existentes em condições tão diversas como singulares na natureza. O contexto das obras é muito bem organizado, singela, e de fácil compreensão como devem ser as coisas verdadeiras. O Massoterapeuta, na maioria das vezes, necessita recomendar a seus pacientes o uso de terapias naturais externas em auxilio à sua ação para acelerar os processos de cura e eliminar dores. Um perfeito conhecimento das técnicas e contra-indicações irão dar segurança ao massoterapeuta e ao seu paciente, minorando os sofrimentos.

Contatos:
(13) 91382821

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A ANAMNESE

A anamnese ( do grego aná = trazer de novo e mnesis = memória) é a parte mais importante da massoterapia, pois envolve o núcleo da relação terapeuta-paciente, onde se apóia a parte principal do trabalho de massagem; além disso preserva o lado humano da massagem e orienta de forma correta o plano de tratamento.

A anamnese, em síntese, é uma entrevista que tem por objetivo trazer de volta à mente todos os fatos relativos ao cliente e as suas queixas. Não é, no entanto, o simples registro de uma conversa.



É mais que isto: é o resultado de uma conversação com um objetivo explícito, conduzido pelo terapeuta e cujo conteúdo foi elaborado criticamente por ele.

É a parte mais difícil do tratamento. Seu aprendizado é lento, só conseguido após a realização de dezenas de entrevistas criticamente avaliadas.

A anamnese é, na maioria dos pacientes, o fator isolado mais importante para se chegar ao tratamento.

Poe estes motivos o método de tratamento por massagem deve ser precedido de uma avaliação clínica completa do cliente. Não seguir essa regra seria muito antiprofissional por parte do terapeuta. Uma anamnese fornece ao terapeuta todas as informações relevantes sobre o cliente e ajuda a revelar qualquer condição crucial que possa ser uma contra indicação; também fornece uma estrutura para o tratamento.

Orientações ao cliente podem ser oferecidas apenas depois de uma avaliação completa; em alguns casos, a recomendação envolve o encaminhamento a outro profissional ou a um consultor.


Realizar a anamnese não significa, contudo, que o profissional massagista esteja em posição de fazer um diagnóstico, o que, na verdade, os profissionais massagistas não devem tentar fazer.O formulário da anamnese pode ser dividido em seções, como as que relacionam aqui, a cada parte deve incluir detalhes adequados, sem exigir tempo demais para ser completada.Além disso, o documento da anamnese é confidencial e ninguém, exceto o fisioterapeuta/medico, deve ter acesso a ele.

Dados pessoais:

Nome;
Endereço;
Telefone;
Data de nascimento;
Estado civil;
Profissão. O tipo de trabalho pode causar estresse e LER, ou padrões anormais de postura;
Endereço e telefone do seu médico. Necessário para uma improvável emergência e ou para passar ao médico alguns aspectos suficientemente significativos. Isso, contudo só deve ser realizado com o consentimento do cliente.

Sintomas e Histórico:

Sintomas atuais que levaram o cliente a buscar a massagem;
Histórico de tratamentos anteriores e atuais;
Condições. Problema de saúde que o cliente tenha para estruturar o programa de tratamento.
Medicação;
Detalhes adicionais. Tais como dieta, atividade física, etc.

Avaliação e registros de tratamento:

Avaliação da anamnese. Ao completar a anamnese e a avaliação física determinar o tratamento;
Registro do tratamento. Deve incluir detalhes do tratamento realizado em cada visita.




terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ARGILA



Geoterapia

O termo Geo, derivado do Grego, tem como significado terra, enquanto que, Terapia, significa Tratamento/Prevenção. Sendo assim, entendemos por Geoterapia, “Tratamentos através da terra”.


FUNÇÕES:

Por pertencer ao reino mineral, a argila é um elemento que tem grande capacidade para absorver energias negativas, o que a torna um importante instrumento de harmonização e cura quando em contato com o organismo. Essa propriedade requer de quem a manipula um acurado grau de pureza magnética. Tal pureza também é requerida no ambiente onde ela é processada, pois, caso contrário, ela pode ser contaminada, o que limitaria seu potencial.

PROPRIEDADES:

• ABSORVENTE – Absorve toda espécie de veneno, pus, tumores, mau cheiro, toxinas etc. Elimina do organismo os micróbios patogênicos e tudo o que está putrefeito ou em decomposição
• ADSORVENTE – É uma forma de absorção que se dá na superfície de um corpo sólido (usadas como máscaras)
• BACTERICIDA – Exerce rapidamente ação antibacteriana nas feridas e no aparelho digestivo. Protege e revitaliza áreas fragilizadas do organismo.
• ANTISSÉPTICA – A argila não agride os tecidos nos quais age. Promovem limpeza das feridas de todos os tipos
• RADIOATIVA – Propriedade que certos metais possuem de irradiar energia de forma contínua. Ao mesmo tempo em que a argila absorve os corpos prejudiciais ao organismo, ela irradia e revitaliza a parte doente com energia benéfica
• ANALGÉSICA – Possui ações sedativas, relaxa e acalma as áreas traumatizadas de forma rápida. Alivia dores nas contusões, queimaduras, picadas, etc
• CICATRIZANTE – O silicato de alumínio, um dos componentes da argila, é um eficaz cicatrizante que atua por meio de estimulação e regeneração dos tecidos, o que evita marcas e cicatrizes. O silício é o “cimento” da natureza
• DESODORIZANTE – Reduz odores desagradáveis do hálito, suor, axilas e pés, das genitais e das fezes
• CATALISADOR – estimula o metabolismo em geral e funciona como elemento catalisador.

A argila também:

• Potencializa o sistema imunológico
• Contribui para digestão e assimilação dos nutrientes, estimula os movimentos intestinais
• Promove efeitos contra diarréia
• Equilibra atividade hormonal
• Age sobre a coagulação sanguínea
• Purifica e enriquece o sangue, tem a capacidade de fixar o oxigênio livre do sangue


Contra indicações
É preciso saber e estar atento aos efeitos que a argila pode causar em algumas pessoas, sobretudo no inicio do uso.
Pode causar coceiras, feridinhas na pele, até certo mal estar orgânico.
Isto porque a argila revelou impurezas no sangue, vermes, vírus que causam esta reação de cura. Por isso é melhor acostumar com o uso da argila aos poucos, deixando inicialmente aplicada a argila apenas 15 a 20 minutos por exemplo.
Por exemplo, aplicando a argila em cima de uma ferida ela aumenta, porque argila promove debridamento ao redor da ferida, só então recuperado o tecido destruído pela ferida.
Portanto, a argila pode ser utilizada com freqüência, pois ela não tem contra indicação.
Porém mais algumas recomendações são necessárias:
Ás vezes o organismo não aceita as aplicações com argila, então se pode substituí-la por dolomita ou batata inglesa ralada ou carvão.
Também é importante saber que em certas partes do organismo não se deve usar cataplasmas com argila fria, mas sim amornada em banhos. É o caso do coração, coluna, rins e pulmões.

Indicações
Fria:

- Problemas reumáticos na fase aguda (ex.artrite);
- Problemas intestinais (ex. flatulência, constipação);
- Hematomas e edemas;
- Nódulos e tumores benignos;
- Hipertrofia de glândulas (ex. tireóide, próstata);
- Acne, furúnculos, coceiras;
- Feridas, cortes, ferimentos, picadas de insetos;
- Varizes e hemorróidas.
Quente:
- Problemas reumáticos, na fase crônica (ex. artrite, artrose);
- Afecções do fígado, estômago, rins, pulmões, dos órgãos em geral.

Tipos
Existem argilas verdes, pretas, amarelas, vermelhas, cinzentas, brancas, etc. A terra ideal deve ter procedência totalmente natural, extraída de lugares não poluídos ou contaminados; não proceder de lugares úmidos e sombrios e sim ensolarados. Deve ser virgem, sem cozedura, sem produtos químicos, sem adubos, sem esterco, sem minhocas e outras substâncias estranhas a ela. A terra boa para tratamentos pode ser encontrada no subsolo, de 80 cm a um metro de profundidade, retirada abaixo do húmus. Pode-se extraí-la de um barranco, desde que se cavem as camadas externas, inutilizando-as. Só serão aproveitadas as camadas profundas. Hoje em dia, esse processo já pode ser substituído pela compra da argila medicinal, encontrada em casas especializadas.


Modo de Usar
Há várias maneiras de usar a argila: externamente em cataplasmas ou compressas e em banhos. Internamente consumi-la misturada com água, isto se obtém, deixando uma a duas colheres de argila misturadas com um copo de água em repouso por algumas horas, ou a noite toda; pela manhã beber apenas a água, deixando a argila depositada no copo.
O mais comum é aplicar argila direto na pele, quanto mais diretamente à argila for colocada, melhores os resultados apresentados. Quando se intercala a gaze entre a argila e a pele, a cataplasma adere menos, e o ar que entra pode provocar o esfriamento. Outra vantagem do uso direto é a facilidade para determinar o tempo de aplicação. Depois que a cataplasma perde o efeito, ele se solta do corpo naturalmente, com o uso da gaze, isso não acontece. Há casos, como feridas, que precisam de proteção, para evitar contatos e atritos, pois não queremos que a argila, pano ou gaze fiquem aderidos. Aí entra a película de cebola, que além de não deixar que o curativo fique aderido, tem poder anti-séptico e protege.
A cataplasma é mais consistente do que a compressa a qual é em geral um pouco mais mole e mais fina.
Os banhos se fazem misturando bem a argila na água, deita-se dentro da banheira contendo esta mistura e se fica 10 a 20 minutos. É ótimo para purificar a pele, combater reumatismo, febre e descongestionam o organismo.
O aterramento, isto é, enterrar-se na terra ou argila e assim ficar por 15 minutas até meia hora, ou enquanto o corpo se sentir bem, pois não se pode ficar com frio. É bom fazer isso ao sol.

RELAXE COM AUTO MASSAGEM

Alivie as tensões com a automassagem
Está sem tempo e dinheiro para uma sessão de massagem?
Experimente a automassagem, a arte de massagear o próprio corpo.
A técnica é simples e utiliza os mesmos princípios da acupuntura e shiatsu.
É recomendado, principalmente, como método preventivo de dores, mal-estar e tensões.
Você pode massagear seu corpo em qualquer ambiente, inclusive no trabalho.
A automassagem contribui até para a melhora da auto-estima, pois você aprende a se conhecer. Para as pessoas que possuem excesso de peso o ideal é trabalhar os pontos que ajudam a aliviar a ansiedade que é a da orelha e o segundo dedo do pé, aquele que fica ao lado do dedão. É exatamente nesse dedo que termina o meridiano do estômago, massageando-o, por três minutos, você ficará mais tranqüila e com certeza não comerá demais.
Além dos momentos de ansiedade, muitas vezes as pessoas desencadeiam o excesso de peso graças ao estresse. Com a automassagem é possível aliviar tensões, descongestionando as terminações nervosas, melhorando também a circulação linfática, sanguínea e energética.

Quando a energia não flui direito o corpo pode manifestar esse bloqueio em forma de uma dor de cabeça, por exemplo. Com a automassagem você facilita e libera o fluxo de energia corporal. Para acabar com a dor de cabeça, basta pressionar por três minutos, com o polegar, a curva da mão entre os dedos polegar e indicador. Durante esse período o organismo envia uma mensagem para o cérebro solicitando a produção de endorfina para aliviar a dor.

“As pessoas possuem o poder da autocura, mas para isso é preciso estimular os pontos certos. A automassagem trata-se de uma terapia complementar e deve ser utilizada como forma de prevenção. É importante que, além disso, as pessoas tenham uma alimentação saudável e pratique atividade física”.

Relaxe com a automassagem
Para relaxar, numa bacia com água morna, coloque um punhado de sal e cubra o fundo com bolinhas de gude. Sente-se e coloque os pés dentro d’água e mexa os pés para trás e para frente. É muito relaxante, pois estimula a produção de endorfina. Na hora de tomar banho prefira as esponjas vegetais, massageando bem todo o corpo, principalmente pontos doloridos, para aliviar a tensão.
“Para aliviar o estresse uma outra dica é massagear os ombros ou mesmo os pés, pois eles possuem ligação com todas as áreas do corpo, ativando o funcionamento dos órgãos. Se você trabalha o dia todo com o computador, massageie os braços no decorrer do dia, desta forma aumentará a circulação sangüínea nessa região. No trabalho é recomendado fazer uma pausa de duas em duas horas para aliviar tensões”.

Sequência de auto massagem
A suto massagem descrita a seguir pode ser feita em casa, de manhã ou à tardinha.
Para quem está cansado, a intensidade da massagem deve ser leve, com pressões e palmadas superficiais.

1. Sente-se confortavelmente, com as costas eretas. Respire calmamente procurando focar sua atenção em si mesmo. Esfregue as mãos e toque o rosto massageando a mandíbula
2. Com os dedos indicadores, acompanhe o desenho interno das orelhas, tampando os ouvidos no final (por cerca de 10 segundos).
3. Deslize os oito dedos (exceto os polegares) pela testa, quatro de cada lado finalizando o movimento com uma fricção circular na região das têmporas.
4. Pressione o canto interno dos olhos.
5. Em seguida, pressione o canto externo da órbita ocular.
6. Faça a mesma pressão no ponto entre as sobrancelhas.
7. Agora, pressione os cantos externos das sobrancelhas. Para terminar o movimento, feche os olhos e massageie suavemente os globos oculares, exercendo uma pressão leve sobre as pálpebras.
8. Deslize as mãos pelas laterais do nariz saindo pela maçã do rosto.
9. No topo da cabeça, com a polpa dos dedos, friccione o couro cabeludo.
10. Como se estivesse tocando piano, dê pequenas batidinhas com as pontas dos dedos no couro cabeludo.
11. Use os polegares para pressionar os pontos logo abaixo da caixa craniana, acima dos músculos que ladeiam a coluna vertebral.
12. Atente para a nuca e ombros: prenda os músculos da nuca como se suas mãos fossem duas pinças, descendo da cabeça para baixo e para os lados até chegar aos ombros.
13. Com a mão direita, pince o ombro esquerdo enquanto gira o ombro 360 graus. Repita do outro lado da mesma forma.
14. Para as costas e a coluna: eleve os braços e dobre-os para trás, caminhando com as mãos para baixo (partindo dos ombros) em direção à cintura.
15. Una as mãos às costas, posicionando uma das mãos por baixo e a outra por cima. Flexione o tronco para frente expirando. Repita o exercício trocando a posição das mãos.
16. Para massagear a região sacral, deite de costas e, com as pernas flexionadas, mexa a base da coluna como se fosse um mata-borrão, para cima e para baixo e lateralmente, deitando as pernas até tocar os joelhos no chão (imagem c). Faça o mesmo do outro lado.
17. Ainda deitada, segure os joelhos com as mãos e aproxime-os do tronco, soltando o ar.
18. Com as pernas flexionadas e os pés no chão, eleve e abaixe o quadril lentamente.
19. Para alongar a coluna cervical fique deitada, com as pernas esticadas e eleve apenas a cabeça do chão, girando-a lentamente para um lado e para o outro.
20. Flexione novamente as pernas, respire em ritmo calmo e profundo e massageie com a ponta dos dedos toda a extensão abdominal, subindo pela direita, atravessando para a esquerda e descendo. Repita a seqüência três vezes.
21. Escolha oito pontos em volta do umbigo, como se fossem traçar duas cruzes, e pressione-os no sentido horário (para intestinos normais ou presos) e no sentido anti-horário (para intestinos soltos).
22. Massageie com a ponta dos dedos os espaços intercostais.
23. Sente-se. Para liberar a tensão dos braços, inicie dando pequenos soquinhos com a mão fechada no braço oposto. Comece a partir do ombro até a mão (que deve estar com a palma para cima). Volte percutindo com a palma da mão para baixo, na face externa do braço até o ombro. Atenção: toque as articulações com cuidado. Termine deslizando e friccionando ligeiramente o braço e o antebraço.
24. As mãos também merecem cuidado especial. Inicie atritando bem as palmas e o dorso das mesmas.
25. Cuide dos dedos, pressionando e massageando cada um deles desde a articulação até a extremidade.
26. Deitada de costas, una as solas dos pés e afaste os joelhos o máximo que conseguir. Relaxe a musculatura pélvica massageando atentamente toda a região.
27. Sentada e, ainda com os pés unidos e joelhos afastados, massageie a curvatura dos pés.
28. Na mesma posição, dê pequenos soquinhos na parte interna da perna e da coxa obedecendo sempre essa direção: dos pés para o quadril. Repita algumas vezes.
29. Junte os joelhos, deixando as pernas flexionadas e os pés no chão e faça a percussão agora pelo lado externo da coxa e da perna, começando de cima para baixo, isto é, do quadril para o pé. Repita algumas vezes. (Toque atentamente os joelhos e os tornozelos).
30. Termine a automassagem caprichando no relaxamento dos pés. Primeiro, com os polegares, massageie bem a sola de um dos pés. Em seguida, dê suaves batidinhas com a mão fechada sobre o calcanhar e, depois, com a palma das mão, deslize por toda a sola. Faça o mesmo no outro pé.
31. Agora trate do dorso dos pés. Com os polegares pressione toda a área, em seguida cuide de cada dedo como você fez com os das mãos e termine deslizando a mão por todo o pé (dorso e sola). Repita o mesmo no outro pé. Pronto!