sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ÓLEOS PARA MASSAGEM

Os mais recomendados são os óleos vegetais, porque tem alto poder de penetração, não atrapalham o curso dos essenciais em direção ao sangue.
Ao experimentar os óleos vegetais observa-se que são absorvidos rapidamente pela pele, não a deixa oleosa e, portanto não precisam ser retirados após a aplicação.
Abacate e avelã são os que mais facilmente penetram na pele; abacate e germe de trigo são considerados os melhores nutrientes; semente de uva, oliva, pêssego, amêndoas doces, milho verde, soja e semente de girassol, são excelentes óleos básicos, não variam muito em efeitos, mas bastante em aroma, poder de penetração e preço e suavidade.
Óleo de germe de trigo tem um grande poder anti-oxidante.

Os óleos vegetais normalmente se conservam bem, mas uma vez que forem adicionados os essenciais, eles tenderão a se tornar rançoso e a oxidar rapidamente. Portanto, nunca prepare mais de 50 a 100 ml de cada vez, e sempre adicione 5 por cento de óleo de germe de trigo- excelente a propósito para a pele seca.

A volatilidade requer que eles devem ser guardados em garrafas bem fechadas de preferências escuras, já que a luz pode destruí-los. É preciso deixá-los em garrafas de vidro ou metal. E coloque-as em locais onde não recebam nem luz nem calor.

O uso de óleos sintéticos, minerais e de origem animal não tem indicações terapêuticas.
Os minerais têm seu poder de penetração muito baixo e não alcança nem de derme, a ponto de ser preciso tomar banho para retirá-lo. Esses vêm de fontes inorgânicas mortas e sem força viva natural e, portanto, não podem ter valor terapêutico real.

Os óleos aditivados (mistura de óleo vegetal, mineral, etc.), são os mais comumente encontrados no comércio também tem restrições. Quanto mais um óleo contém aditivos químicos e físicos, mais seu poder terapêutico fica reduzido.


ÓLEOS CARREADORES:

Os oleosos carreados são usados para diluir os óleos essenciais. Como contêm vitaminas, proteínas e sais minerais são hidratantes altamente eficazes e compõem muitos nutrientes de que a pele precisa para ficar lisa e macia.

Óleo de amêndoas doce é extraído do miolo da amêndoa e tem propriedades calmantes e amaciantes.Use sempre a variedade doce, jamais a amarga.É ótimo para bebês.

Óleo de semente de uva, indicado para tratamento da pele saudável. Extraído a quente da semente da uva, tem elevado teor de substancias responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o. Seu principio ativo mais importante é o alfa-tocoferol, um tipo de vitamina E que protege a pele. É de grande utilidade na prevenção de estrias e excelente para amaciar. Tem preço médio.

Óleo de abacate é extraído da polpa do abacate. É rico em vitaminas A, B e C, em lecitina, proteínas e ácidos graxos. Excelente amaciantes para a pele e facilmente absorvido. É o mais apropriado para massagear bebês. Atua na epiderme, nutrindo a pele e deixando-a flexível. Muito utilizado em massagens musculares e, em geral, é um óleo de penetração instantânea e integral, finíssimo e caro.

Óleo de gérmem de trigo é rico e viscoso, mas seu cheiro forte é difícil de alternar. Adicione 10 – 20% dele a outro carreador para evitar o ranço e prolongar a vida da mistura. É usado para a pele doente. Com elevado teor de proteínas e o mais rico em vitamina E (responsável por evitar a perda da vitamina A no corpo), ajuda a retardar o envelhecimento da pele, devolvendo-lhes vitalidade, e fortalece os vasos sanguíneos, evitando a ocorrência de varizes. É indicado para o tratamento da pele danificada. É um pouco mais barato que o de abacate

Óleo de girassol usado para massagens em geral. Bastante denso, é rico em ácido oléico, substância essencial para amaciar a pele. É o mais barato dos óleos vegetais.

Formula

A fórmula genérica para a massagem aromaterapêutica é diluir 3% de óleo essencial em óleo vegetal, ou seja: para cada 100 ml de óleo vegetal utilizam-se 3ml de óleo essencial – o equivalente a 75 gotas.
No caso de crianças, é preciso diluir mais: de 1% (25 gotas), em se tratando de bebês e até 3 anos, a no máximo 2% (50 gotas),para crianças mais velhas.
Uma massagem corporal de adulto consome entre 10 ml e 20 ml de óleo vegetal. Assim, a regra é utilizar 1 gota de óleo essencial para cada 2,5 ml de óleo vegetal.

Resumindo:
Para 10 ml de óleo vegetal, pingue 4 gotas de óleo essencial;
Para 20 ml de óleo vegetal, pingue 8 gotas de óleo essencial.

2 comentários:

  1. Adorei o blog, sou massoterapeuta e estou iniciando o uso dos óleos essenciais, por isso achei muito válidas as informações.
    Gostaria de saber sobre conservação, por exemplo se preparar 100ml de óleo vegetal com alguma essencia, por quanto tempo mantem as propriedades? Posso fazer assim ou devo preparar a mistura na hora do uso? Obrigado
    Um abraço
    Cristina Pretto

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das informações resumidas, sou massoterapeuta e trabalho com óleos a um ano. Aconselho o uso de óleos vegetais exatamente pelas razões acima.

    ResponderExcluir

Olá!
Seu comentário é muito bem vindo, pois ajudará a melhorar este blog ou a continuar o padrão existente.
Obrigada pela visita e participação!