sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

MASSAGEM


ORIGEM
















As primeiras resenhas bibliográficas de que se tem notícia procedem da China e da Índia (2.700ac). Os gregos e romanos a aperfeiçoaram (idade antiga), e a partir daí a massagem dividiu-se em oriental e ocident
al.O sueco Per Henrik (1776/2839), também teve especial importância no aperfeiçoamento da massagem, daí surgiu a massagem sueca.



DEFINIÇÃO

São manobras e movimentos feitos sobre a pele, podendo ser manual, elétrica e mecânica. No ocidente usamos mais as mãos, no oriente usa-se muito mais os pés, joelhos, dedos, etc...
É utilizada para fins terapêuticos, quando se visa um fim curativo e para estética visando embelezamento.
A massagem local pode ser feita até três vezes por semana durante cinco minutos, a massagem geral pode ser feita até três vezes por semana no máximo quarenta minutos.

TÉCNICAS
As técnicas devem ser realizadas em ritmo uniforme, a freqüência e a pressão dependerão do objetivo, e a direção é sempre em sentido centrípeto. Todas as técnicas de massagem devem começar e finalizar pelo deslizamento superficial.
As manobras utilizadas são:
Deslizamento - A região palmar desliza sobre a pele na região onde se realiza a massagem.Deslizar com as duas mãos intercaladas. Pode ser superficial e profunda. Para o deslizamento superficial a pressão da mão é suave, enquanto que para o deslizamento profundo, a pressão é mais forte e com relativa energia. O superficial tem ação sobre a pele, e a profunda age sobre a circulação sanguínea e linfática.
Amassamento – Segurar o tecido, elevá-lo do plano ósseo e executar torção rítmica suave. Pode ser executada com as duas mãos, com uma das mãos e com as extremidades dos dedos. Visamos na amassadura, produzir compressões energéticas das fibras musculares, obtendo-se deste modo, o aumento da nutrição do músculo e da energia vital dos seus elementos celulares.Esta técnica é aplicada em grupos musculares, músculo, sobre a pele ou tecido subcutâneo.
Percussão – É uma manobra que atua eletricamente sobre os músculos e consiste em se produzir um choque da mão sobre determinada área. Pode ser executada com a lateral da palma da mão, com os punhos fechados, mão em concha e também com a palma da mão para baixo e com a outra mão fechada bate. A percussão provoca um afluxo de sangue, aumentando a atividade dos vasos superficiais e profundos, excita as contrações e favorece a nutrição do músculo. Usada também para higiene brônquica.
Fricção – A região digital faz uma pressão com movimentos circular ou retilíneo sobre a pele.O efeito da fricção é desfazer produtos patológicos e lançar na circulação seus detritos. É uma técnica que deve ser aplicada principalmente para tensões localizadas (contraturas), que normalmente se localizam nos ventres musculares.Esta técnica pode ser utilizada em articulações.
Vibração – As vibrações agem sobre as terminações nervosas, diminuindo sua hiperexcitabilidade.De difícil execução, consiste em fazer uma série de vibração com o dedo ou a mão na área desejada, sem que haja cessação de contato. A vibração deve partir do ombro do terapeuta e ser transmitida até a área a ser tratada.Manobra utilizada para auxílio das drenagens da secreção brônquica.

BASES FISIOLOGICAS DA MASSAGEM
Efeitos sobre a pele: Descamamento das células superficiais, aumento da temperatura.
Efeito sobre o tecido adiposo: Não ocorre mudança significativa.
Efeito sobre o osso: Ação sobre o periósteo.
Efeito sobre o tecido muscular: Previne fibroses e aderências, melhora a nutrição.
Efeito sobre a circulação: Causa via estimulação do parassimpático, uma vosodilatação (hiperemia local), alcançando assim por via circulatória efeito sobre o corpo todo. Aceleração da corrente linfática e sanguínea Facilita o metabolismo com melhora na nutrição e eliminação de metabolitos.
Efeito sobre as vísceras: Ocorre um aumento do débito urinário, principalmente apos a massagem abdominal, aumenta a velocidade da excreção de nitrogênio, fosfato inorgânico e cloreto de sódio, facilita o peristaltismo intestinal.
Efeitos psicológicos: relaxamento e bem estar.
Reação cutânea: a massagem causa hiperemia, calor, aumenta a temperatura, relaxamento e diminui a dor. Pode-se sentir coceira, que é normal.

INDICAÇÃO

É indicada a massagem terapêutica em doenças músculo esqueléticas alterações musculares e relaxamento.E a massagem estética para o embelezamento.
Massagem em varizes é feita para baixo, ou seja, inverso do coração para haver um desbloqueamento das veias e depois fazer no sentido certo.

CONTRA INDICAÇÃO

A massagem é contra indicada em casos de o cliente estar febril, com processo infeccioso, tumor, doenças contagiosas ao toque, embolia, tvp e em casos de patologias neurológicas de origem central, não é muito recomendada (avc/pc).Nos casos de gravidez, osteoporose, ou qualquer doença óssea severa, deve-se tomar alguns cuidados.
A regra geral é sempre fazer anamnese antes da primeira massagem, e em casos de duvidas, pedir ao cliente que procure um médico para que o mesmo o libere para as sessões de massagem.


"A TÉCNICA SEM O SENTIMENTO É INEFICIENTE NA MASSAGEM*

2 comentários:

Olá!
Seu comentário é muito bem vindo, pois ajudará a melhorar este blog ou a continuar o padrão existente.
Obrigada pela visita e participação!