terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A ANAMNESE

A anamnese ( do grego aná = trazer de novo e mnesis = memória) é a parte mais importante da massoterapia, pois envolve o núcleo da relação terapeuta-paciente, onde se apóia a parte principal do trabalho de massagem; além disso preserva o lado humano da massagem e orienta de forma correta o plano de tratamento.

A anamnese, em síntese, é uma entrevista que tem por objetivo trazer de volta à mente todos os fatos relativos ao cliente e as suas queixas. Não é, no entanto, o simples registro de uma conversa.



É mais que isto: é o resultado de uma conversação com um objetivo explícito, conduzido pelo terapeuta e cujo conteúdo foi elaborado criticamente por ele.

É a parte mais difícil do tratamento. Seu aprendizado é lento, só conseguido após a realização de dezenas de entrevistas criticamente avaliadas.

A anamnese é, na maioria dos pacientes, o fator isolado mais importante para se chegar ao tratamento.

Poe estes motivos o método de tratamento por massagem deve ser precedido de uma avaliação clínica completa do cliente. Não seguir essa regra seria muito antiprofissional por parte do terapeuta. Uma anamnese fornece ao terapeuta todas as informações relevantes sobre o cliente e ajuda a revelar qualquer condição crucial que possa ser uma contra indicação; também fornece uma estrutura para o tratamento.

Orientações ao cliente podem ser oferecidas apenas depois de uma avaliação completa; em alguns casos, a recomendação envolve o encaminhamento a outro profissional ou a um consultor.


Realizar a anamnese não significa, contudo, que o profissional massagista esteja em posição de fazer um diagnóstico, o que, na verdade, os profissionais massagistas não devem tentar fazer.O formulário da anamnese pode ser dividido em seções, como as que relacionam aqui, a cada parte deve incluir detalhes adequados, sem exigir tempo demais para ser completada.Além disso, o documento da anamnese é confidencial e ninguém, exceto o fisioterapeuta/medico, deve ter acesso a ele.

Dados pessoais:

Nome;
Endereço;
Telefone;
Data de nascimento;
Estado civil;
Profissão. O tipo de trabalho pode causar estresse e LER, ou padrões anormais de postura;
Endereço e telefone do seu médico. Necessário para uma improvável emergência e ou para passar ao médico alguns aspectos suficientemente significativos. Isso, contudo só deve ser realizado com o consentimento do cliente.

Sintomas e Histórico:

Sintomas atuais que levaram o cliente a buscar a massagem;
Histórico de tratamentos anteriores e atuais;
Condições. Problema de saúde que o cliente tenha para estruturar o programa de tratamento.
Medicação;
Detalhes adicionais. Tais como dieta, atividade física, etc.

Avaliação e registros de tratamento:

Avaliação da anamnese. Ao completar a anamnese e a avaliação física determinar o tratamento;
Registro do tratamento. Deve incluir detalhes do tratamento realizado em cada visita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é muito bem vindo, pois ajudará a melhorar este blog ou a continuar o padrão existente.
Obrigada pela visita e participação!