terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ARGILA



Geoterapia

O termo Geo, derivado do Grego, tem como significado terra, enquanto que, Terapia, significa Tratamento/Prevenção. Sendo assim, entendemos por Geoterapia, “Tratamentos através da terra”.


FUNÇÕES:

Por pertencer ao reino mineral, a argila é um elemento que tem grande capacidade para absorver energias negativas, o que a torna um importante instrumento de harmonização e cura quando em contato com o organismo. Essa propriedade requer de quem a manipula um acurado grau de pureza magnética. Tal pureza também é requerida no ambiente onde ela é processada, pois, caso contrário, ela pode ser contaminada, o que limitaria seu potencial.

PROPRIEDADES:

• ABSORVENTE – Absorve toda espécie de veneno, pus, tumores, mau cheiro, toxinas etc. Elimina do organismo os micróbios patogênicos e tudo o que está putrefeito ou em decomposição
• ADSORVENTE – É uma forma de absorção que se dá na superfície de um corpo sólido (usadas como máscaras)
• BACTERICIDA – Exerce rapidamente ação antibacteriana nas feridas e no aparelho digestivo. Protege e revitaliza áreas fragilizadas do organismo.
• ANTISSÉPTICA – A argila não agride os tecidos nos quais age. Promovem limpeza das feridas de todos os tipos
• RADIOATIVA – Propriedade que certos metais possuem de irradiar energia de forma contínua. Ao mesmo tempo em que a argila absorve os corpos prejudiciais ao organismo, ela irradia e revitaliza a parte doente com energia benéfica
• ANALGÉSICA – Possui ações sedativas, relaxa e acalma as áreas traumatizadas de forma rápida. Alivia dores nas contusões, queimaduras, picadas, etc
• CICATRIZANTE – O silicato de alumínio, um dos componentes da argila, é um eficaz cicatrizante que atua por meio de estimulação e regeneração dos tecidos, o que evita marcas e cicatrizes. O silício é o “cimento” da natureza
• DESODORIZANTE – Reduz odores desagradáveis do hálito, suor, axilas e pés, das genitais e das fezes
• CATALISADOR – estimula o metabolismo em geral e funciona como elemento catalisador.

A argila também:

• Potencializa o sistema imunológico
• Contribui para digestão e assimilação dos nutrientes, estimula os movimentos intestinais
• Promove efeitos contra diarréia
• Equilibra atividade hormonal
• Age sobre a coagulação sanguínea
• Purifica e enriquece o sangue, tem a capacidade de fixar o oxigênio livre do sangue


Contra indicações
É preciso saber e estar atento aos efeitos que a argila pode causar em algumas pessoas, sobretudo no inicio do uso.
Pode causar coceiras, feridinhas na pele, até certo mal estar orgânico.
Isto porque a argila revelou impurezas no sangue, vermes, vírus que causam esta reação de cura. Por isso é melhor acostumar com o uso da argila aos poucos, deixando inicialmente aplicada a argila apenas 15 a 20 minutos por exemplo.
Por exemplo, aplicando a argila em cima de uma ferida ela aumenta, porque argila promove debridamento ao redor da ferida, só então recuperado o tecido destruído pela ferida.
Portanto, a argila pode ser utilizada com freqüência, pois ela não tem contra indicação.
Porém mais algumas recomendações são necessárias:
Ás vezes o organismo não aceita as aplicações com argila, então se pode substituí-la por dolomita ou batata inglesa ralada ou carvão.
Também é importante saber que em certas partes do organismo não se deve usar cataplasmas com argila fria, mas sim amornada em banhos. É o caso do coração, coluna, rins e pulmões.

Indicações
Fria:

- Problemas reumáticos na fase aguda (ex.artrite);
- Problemas intestinais (ex. flatulência, constipação);
- Hematomas e edemas;
- Nódulos e tumores benignos;
- Hipertrofia de glândulas (ex. tireóide, próstata);
- Acne, furúnculos, coceiras;
- Feridas, cortes, ferimentos, picadas de insetos;
- Varizes e hemorróidas.
Quente:
- Problemas reumáticos, na fase crônica (ex. artrite, artrose);
- Afecções do fígado, estômago, rins, pulmões, dos órgãos em geral.

Tipos
Existem argilas verdes, pretas, amarelas, vermelhas, cinzentas, brancas, etc. A terra ideal deve ter procedência totalmente natural, extraída de lugares não poluídos ou contaminados; não proceder de lugares úmidos e sombrios e sim ensolarados. Deve ser virgem, sem cozedura, sem produtos químicos, sem adubos, sem esterco, sem minhocas e outras substâncias estranhas a ela. A terra boa para tratamentos pode ser encontrada no subsolo, de 80 cm a um metro de profundidade, retirada abaixo do húmus. Pode-se extraí-la de um barranco, desde que se cavem as camadas externas, inutilizando-as. Só serão aproveitadas as camadas profundas. Hoje em dia, esse processo já pode ser substituído pela compra da argila medicinal, encontrada em casas especializadas.


Modo de Usar
Há várias maneiras de usar a argila: externamente em cataplasmas ou compressas e em banhos. Internamente consumi-la misturada com água, isto se obtém, deixando uma a duas colheres de argila misturadas com um copo de água em repouso por algumas horas, ou a noite toda; pela manhã beber apenas a água, deixando a argila depositada no copo.
O mais comum é aplicar argila direto na pele, quanto mais diretamente à argila for colocada, melhores os resultados apresentados. Quando se intercala a gaze entre a argila e a pele, a cataplasma adere menos, e o ar que entra pode provocar o esfriamento. Outra vantagem do uso direto é a facilidade para determinar o tempo de aplicação. Depois que a cataplasma perde o efeito, ele se solta do corpo naturalmente, com o uso da gaze, isso não acontece. Há casos, como feridas, que precisam de proteção, para evitar contatos e atritos, pois não queremos que a argila, pano ou gaze fiquem aderidos. Aí entra a película de cebola, que além de não deixar que o curativo fique aderido, tem poder anti-séptico e protege.
A cataplasma é mais consistente do que a compressa a qual é em geral um pouco mais mole e mais fina.
Os banhos se fazem misturando bem a argila na água, deita-se dentro da banheira contendo esta mistura e se fica 10 a 20 minutos. É ótimo para purificar a pele, combater reumatismo, febre e descongestionam o organismo.
O aterramento, isto é, enterrar-se na terra ou argila e assim ficar por 15 minutas até meia hora, ou enquanto o corpo se sentir bem, pois não se pode ficar com frio. É bom fazer isso ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é muito bem vindo, pois ajudará a melhorar este blog ou a continuar o padrão existente.
Obrigada pela visita e participação!