segunda-feira, 9 de novembro de 2009

AUTOMASAGEM CELULITE

Automassagem pode ser feita em todo o corpo, com a ajuda de cremes •.
Técnica pode ser aplicada em braços, pernas, abdômen e glúteos.
Exercícios físicos e alimentação devem estar associados para eficácia.

Que mulher nunca se incomodou com os indiscretos furinhos causados pela celulite? Resultado de um quadro inflamatório da camada de gordura sob a pele, a celulite causa alterações do relevo da pele, principalmente nas coxas e glúteos, que a deixam com um aspecto ondulado, acolchoado ou em forma de “casca de laranja”.

“A celulite pode aparecer em todas as idades e em ambos os sexos. A maioria dos casos ocorre no sexo feminino, geralmente após a puberdade, e em pessoas obesas. Vale lembrar que a celulite atinge mais de 95% das mulheres”.
De acordo com os especialistas, fatores como hereditariedade, hormônios, alterações circulatórias, deficiência alimentar, fumo e sedentarismo podem intensificar as celulites.

Para combater um dos piores inimigos da beleza feminina, massagens feitas em casa, se conjugadas a uma alimentação balanceada e cremes estimulantes, podem ser uma solução eficiente e simples.

Automassagem turbinada
Para amenizar as celulites que pode ser aplicada em todo o corpo. “Uma ‘massagem turbinada’ com a associação de ativos específicos para cada região do corpo, aliada a alimentação e hábitos de vida saudáveis, pode acabar ou minimizar bastante a celulite e a flacidez, diminuindo medidas e modulando o corpo”.

- Deslize as mãos com certa pressão, e com a ajuda de um creme hidratante, em movimentos alternados, em direção à virilha;

- Pince e aperte delicadamente a gordura localizada com as pontas dos dedos;

- Friccione as mãos com vigor e pressão, do joelho para o culote, ativando a circulação e a pressão sanguínea;

- Passe as mãos com firmeza sobre o abdômen, massageando a região em movimentos circulares, no sentido horário;

- Desloque as mãos de trás para a frente na cintura, com vigor e um pouco de força, mas sem agredir (a pele não precisa ficar vermelha para fazer efeito);

- Belisque e aperte delicadamente a gordura, trabalhando a cintura de trás para a frente dos dois lados, no sentido horizontal, de cima para baixo.

Orienta-se que os movimentos devem ser feitos de forma rápida e profunda pelo menos três vezes por semana, com duração de 5 a 10 minutos cada sessão.

Classificações da celulite:
A celulite pode ser classificada em quatro estágios, de acordo com seus aspectos clínicos.
O grau 1 é caracterizado pela ausência de lesões, em que as alterações na pele só podem ser percebidas por meio de um microscópio.

Em casos de celulite em grau 2, as alterações são visíveis ao contrair a musculatura ou ao comprimir a pele.
O grau 3 corresponde a um aspecto acolchoado ou em forma de casca de laranja na pele. A dermatologista alerta para a possibilidade de dor em caso de toque.
O grau 4 das celulites apresenta o mesmo aspecto observado no grau 3, mas com a presença de nódulos visíveis, dolorosos e grandes ondulações na superfície.

Agravantes
Doces e frituras em excesso são estocados no organismo em forma de gordura e podem influenciar o aparecimento da celulite.
Hábitos como o fumo e o sedentarismo também devem ser evitados para fugir da inflamação.
“O cigarro libera substâncias que diminuem o tamanho dos vasos sangüíneos, dificultando a nutrição e a oxigenação das células.
Além disso, roupas muito apertadas dificultam a circulação e também devem ser evitadas”.
Refrigerantes, doces e carnes gordurosas podem aumentar retenção de líquidos e medidas.

Para mulheres que utilizam pílulas anticoncepcionais e fazem terapias de reposição hormonal, vale lembrar que os tratamentos pioram a celulite. Refrigerantes (mesmo os diet), doces refinados com farinha branca e carnes muito gordurosas também aumentam a retenção de líquidos e podem agravar a celulite.

Tratamentos:
Entre outras formas de tratamento, a alimentação balanceada é fundamental no combate à celulite. “Aumente a quantidade de fibras na sua dieta. Coma frutas, verduras, legumes. Beba ao menos dois litros de água por dia e não esqueça de praticar atividades físicas aeróbicas, como caminhar, e correr”.

Sugerem-se a ingestão de carboidratos como massas, pães e cereais integrais, porque eles demoram mais tempo para serem digeridos no organismo, além de conterem fibras, que prolongam a sensação de saciedade. Já o consumo de fibras é indicado, desde que acompanhado de muita água.

Além dos cuidados com a alimentação, alguns tratamentos podem ser indicados dependendo da gravidade da celulite. “Em caso de graus leves, uma massagem suave que estimula a circulação linfática pode ser uma ótima opção”. Os graus mais avançados podem exigir tratamento medicamentoso ou cirúrgico.

Esfoliantes e hidratantes melhoram o aspecto da pele, mas não atuam nas células gordurosas da pele.

Aliados:
O universo dos cosméticos já disponibiliza ferramentas que podem acelerar o processo de redução de celulites. O ideal é usar ativos que atuam como termogênicos (induzem o mecanismo de queima de gordura para gerar calor), lipolíticos (ativam a queima das gorduras) e ativadores da circulação sanguínea.

Celulite atinge mais de 95% das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é muito bem vindo, pois ajudará a melhorar este blog ou a continuar o padrão existente.
Obrigada pela visita e participação!